Sobre

PROJETO PATRIMÔNIO CONSTRUÍDO – AVALIAÇÕES PATOLÓGICAS EM
EDIFICAÇÕES TOMBADAS

O projeto de extensão Patrimônio Construído surgiu em 2017 por meio de uma parceria entre professoras e pesquisadoras Gláucia Nolasco de Almeida Mello e Cynara Fiedler Bremer.  Atualmente, a iniciativa multidisciplinar conta com a participação de alunos de diversos cursos das universidades PUC e UFMG, que são orientados pelas professoras Gláucia Nolasco (PUC-MG) e Cynara Fiedler (UFMG). Além dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, História e Psicologia, alunos de outros cursos também são muito bem-vindos ao projeto, o que propicia experiências ainda mais ricas e diversas no desenvolvimento das atividades.

NOSSO OBJETIVO

O Projeto Patrimônio Construído realiza um importante trabalho que contribui para a preservação das edificações históricas presentes na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Região essa cercada por cidades históricas, como Caeté, Raposos e Sabará, já contempladas pelo projeto.

Atualmente, o projeto possui duas vertentes principais. A primeira corresponde às visitas e ao levantamento técnico das estruturas e das condições de conservação do edifício em estudo, a fim de colher dados para análise e auxiliar, dessa forma, nas tomadas de decisões relacionadas às ações de intervenção. Esse levantamento é realizado com base em 5 etapas: Inspeção Visual, Levantamento de Fissuras, Termografia, Esclerometria, Microscópio Eletrônico de Varredura e Vibração. 

O projeto realiza, ainda, um estudo da relação do edifício com o entorno, além de um levantamento histórico, buscando descobrir os principais processos construtivos da época e, se houver, quais reformas sofreu ao longo dos anos e como essas foram realizadas. Ademais, quando necessário, são desenvolvidas propostas complementares para a reabilitação do imóvel, como projetos de drenagem.  

A segunda vertente é voltada para a divulgação e educação sobre o patrimônio em escolas de níveis fundamental e médio, por meio da realização de oficinas e palestras que visam conscientizar sobre a importância das edificações históricas e sua preservação. Esses trabalhos são desempenhados atualmente de forma remota, garantindo a continuidade à educação patrimonial acessível a todas as idades.

MISSÕES E VALORES

O Projeto Patrimônio Construído é fundamentado em missões e valores que refletem e guiam o nosso trabalho desde as atuações em campo até a escolha da nossa identidade visual.

A chave, símbolo do projeto, carrega a ideia de recomeço, valor e proteção, transmitindo com fidelidade tudo o que o projeto representa. Esse símbolo está comumente associado às portas que se abrem, trazendo oportunidades, começos e recomeços. Simboliza, ainda, o elemento que guarda algo de valor incalculável ou a possibilidade de transpor uma barreira para o desconhecido, rumo a conquistas, conhecimento e prosperidade. São as chaves que abrem as portas para cada patrimônio, revelando-nos segredos e memórias que contam histórias coletivas.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora